O principal objetivo da barra de apoio é auxiliar pessoas com mobilidade reduzida ou necessidades especiais ao utilizar o banheiro, promovendo conforto, autonomia e segurança aos usuários na hora de usar o vaso sanitário, no momento do banho e demais usos.
As principais características da barra de apoio (fabricadas em inox ou não) são: diâmetro maior do que 32mm e suportar 150 kg, resistente à corrosão, ergonômica e contínua (sem arestas).
A mais comum em projetos de acessibilidade. Possui tamanho mínimo de 30cm a 1 metro (acima disso é considerado corrimão);
Usada em banheiras, box ou ao lado da pia;
Utilizada no box do banheiro, por dar maior autonomia na locomoção, pois permite o apoio tanto na horizontal, quanto na vertical. Pode ser substituída por duas barras retas;
As barras em formato de U são fixadas para apoio no lavatório;
Esse modelo vai ao lado dos vasos e podem ser recolhidas quando não estão em uso. A Projinox fornece a opção com suporte de papel;
É a versão fixa da barra articulável e tem a mesma função para uso.
Sim. As barras de apoio são essenciais para promoção de acessibilidade e estão regulamentadas pela NBR 9050 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), cujos critérios são voltados para a “Acessibilidade a Edificações, Mobiliário, Espaços e Equipamentos Urbanos” parametrizando os mínimos necessários para assegurar essa necessidade.
Todos locais de grande circulação devem contar com ambientes acessíveis, como shoppings, metrôs, cinemas, hospitais, escolas, entre outros.
A Norma Brasileira 9050 foi elaborada pelo Comitê Brasileiro de Acessibilidade a fim de estabelecer os padrões técnicos do projeto, construção, instalação e adaptação de edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos às condições de acessibilidade, determinando o uso de diversos critérios para essa promoção, como barra de apoio, piso tátil, e outros. Em 2020, teve uma atualização em seus critérios para dar ainda mais segurança aos usuários.
Não. Todas as barras de apoio servem para dar maior autonomia para ambos os tipos de usuários. Em locais de grande circulação, como aeroportos, supermercados, etc, deve-se observar o que determina a NBR 9050, a fim de assegurar a eficácia das barras. Já em residências, o que se recomenda é observar a necessidade diária do usuário para que haja mais conforto e melhor adaptação, uma vez que o uso é exclusivo.
Em cada local deve-se observar a norma para correta instalação das barras. Por padrão, barras de horizontais e de transferência devem ter cerca de 80 cm e fixadas a 75 cm do piso acabado, próximo ao vaso sanitário. Já no box, aproximadamente 70 cm. Para se ter uma instalação correta, é necessário seguir as recomendações da NBR 9050, por isso da importância de ter a orientação profissional para estar adequado às normas e, consequentemente, à Lei de Acessibilidade.
A norma determina que a barra de apoio deve ser feita de material resistente à oxidação, uma vez que será instalada em ambientes úmidos e com constante contato com a água; vantagem essa que faz a barra de apoio inox sair na frente, já que sua principal característica é justamente a que dá nome ao seu material.
O aço inox é resultante de uma combinação com cromo, que reveste o metal de uma película protetora autorregenerativa, ativada ao contato com o oxigênio, impedindo, dessa forma, que o ar atmosférico faça o material reagir, retardando sua consequente oxidação. Isso torna produtos de aço inox resistentes tanto à oxidação, como a intempéries do tempo e ao impacto, além de serem práticos para higienização por possuírem superfície não porosa. Sua limpeza pode ser feita com sabão neutro e água em abundância, deixando a peça como nova.
Apesar do alumínio também ter resistência à oxidação, com o tempo precisará de manutenção, já o inox conta com uma durabilidade muito superior ao alumínio. O inox conta com maior resistência ao impacto, entre outras vantagens.
O inox sempre terá suas principais características preservadas, independentes do acabamento. No entanto, o acabamento polido é melhor para barra de apoio por uma questão de praticidade no dia a dia.
Por ser um objeto de apoio, logo, terá muito toque por parte de seus usuários, o polido é sempre recomendado, porque com uma limpeza e boa conservação e cuidados, manterá a sua aparência, já o escovado terá aparência de desgaste com mais facilidade. Lembrando que em ambos os casos, a limpeza e cuidado básico deve ser garantida para aumentar a durabilidade da peça.
A Projinox está há 21 anos no mercado de aço inoxidável, fabricando barras de apoio inox para entrega em todo o Brasil. Seu parque fabril moderno permite a criação de estoque a fim de atender clientes de pequenos a grandes lotes à pronta-entrega. Todas as barras produzidas são feitas conforme norma ABNT 9050.
Localizada no bairro dos Pimentas, em Guarulhos, a Projinox conta com máquinas que cortam e encurvam tubos, além de equipamentos especiais para acabamento de barras e um amplo setor de solda.
A Projinox é referência em projetos especiais, dispondo de departamento técnico com engenheiros e projetistas para o desenvolvimento dos desenhos. Com ampla equipe de instalação, a Projinox dispõe medição in loco para que todos os detalhes sejam contemplados nos projetos e a entrega final seja feita sob medida. Todos os desenhos são em 3D, com testes de resistências para que todos os trabalhos sejam feitos com segurança, de acordo com as normas exigidas pelos órgãos reguladores, como Anvisa e ABNT.