Muitos perguntam-se qual o melhor inox para corrimão devido aos diversos tipos desse metal que existe no mercado. É uma dúvida muito comum e carece de orientação profissional para que haja uma assertiva, somente assim haverá uma efetividade no uso do corrimão inox no dia a dia.
Nesse texto, a Projinox apresenta qual o melhor inox para corrimão a fim de guiar os internautas a uma escolha correta que não prejudique o uso rotineiro do equipamento.
No geral, o inox tem por si só resistência à oxidação. No entanto, os diferentes elementos influenciam na hora de saber qual a opção mais recomendada a depender do local. Por exemplo, em laboratórios, piscinas ou ainda regiões litorâneas, todas com suas características comuns e que podem danificar o aço inox se a opção não for correta.
Para saber qual o melhor inox para corrimão, compreender a mistura de elementos desse metal é primordial, ainda que basicamente. O cromo, principal agente do inox, cria uma camada passiva sobre a superfície do aço que impede o ar atmosférico de entrar em contato com o metal, retardando o efeito de oxidação, que ocorre naturalmente em outros materiais compostos por ferro.
Portanto, todo tipo de inox é naturalmente resistente à oxidação, no entanto, uns são mais do que os outros a depender de sua aplicação. Para corrimão, os melhores inox para se trabalhar seriam os AISI 430, 304 e 316.
O melhor inox para corrimão em ambientes litorâneos, por exemplo, seria o AISI 304, da família dos austeníticos. Também é o mais utilizado no mundo, com 18% de cromo e 8 % níquel. Essa combinação torna o inox resistente à corrosão em meios agressivos, como é o caso dos litorais, onde a forte maresia presente no ar é um agente deteriorante para muitos materiais.
Por isso que o melhor corrimão inox para corrimão em praias, desde que a uma distância considerável da orla do mar, é o inox 304, que dará alta durabilidade e baixa manutenção. O equipamento não necessita de pinturas ou produtos específicos para preservação. Nesse caso, basta apenas pano úmido e água em abundância para uma limpeza frequente. Com isso, o corrimão inox terá uma vida útil longa.
Se o inox tiver submerso em água salgada, no entanto, o ideal seria o uso do AISI 316. O porquê será explicado abaixo, mas esse tipo tem uma resistência muito maior e garantiria um tempo de vida útil mais prolongado.
Em laboratórios, o melhor inox para o corrimão seria o AISI 316. Esse inox conta com 16% cromo, 10 % níquel e adição complementar de 2% de molibdênio; esse último torna o corrimão inox extremamente eficiente contra oxidação, sobretudo quando submetido a meios clorados e quem incluem uma grande quantidade de elementos corrosivos. Em caso de proximidade com a orla da praia, é também o mais indicado.
Já o corrimão inox fabricado em AISI 430, seria uma opção para se manter os benefícios do inox, porém, com custo menor. É usado geralmente em ambientes externos que não sofrerão com exposição ao tempo, água e demais agentes corrosivos naturais. No entanto, sua resistência à oxidação é muito menor do que o AISI 304, e ainda mais se comparado com o AISI 316.
O AISI 430 pertence à família dos Ferríticos e sua principal diferença com relação aos tipos supracitados, é a falta do níquel em sua composição, o que reduz seu custo, tornando-o também magnético. Possui de 11% a 17% de cromo e conta com elementos como silício, nióbio e carbono. É mais utilizado em equipamentos e mobiliários para cozinhas profissionais e residências.
O conhecimento passado nesse texto é para se criar uma noção sobre o melhor inox para corrimão. No entanto, você jamais deve descartar a orientação profissional nesse caso. No momento da escolha, é fundamental contar com o acompanhamento técnico para selecionar tanto a melhor matéria-prima quanto o melhor modelo de corrimão inox a ser instalado. Conheça aqui.
A Projinox tem ampla experiência na fabricação e instalação de corrimão inox, atuando desde os anos 2000. A empresa atendeu muitos projetos importantes em todo o território nacional.. Aeroporto de Florianópolis (SC), Autódromo de Interlagos (SP) e quase 40 estações de metrô do Estado de São Paulo, além de hospitais, laboratórios, são alguns exemplos.
A Projinox é fabricante do melhor corrimão inox para a sua obra. O time comercial técnico fornece orientações e realiza a medição in loco para garantir o atendimento a todas as necessidades do cliente na elaboração do projeto.
Com departamento de engenharia, a Projinox fornece também Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) nos equipamentos que são instalados. Além disso, conta com corte a laser de tubo, máquinas de corte e dobradeiras de tubo, bem como equipamentos de montagem e acabamento próprios para esse material.
A Projinox fornece e instala corrimão inox para todas as regiões do Brasil, contando com equipes especializadas para o serviço de montagem.
Vale ressaltar que é importante observar os critérios da ABNT para instalação de corrimão inox conforme norma. A exemplos, as NBR 9050, de acessibilidade, e NBR 9077, de saídas de emergência, ambas necessárias para documentações de funcionamento.
Quer conhecer os modelos de corrimão inox. Então, clique aqui ou assista ao vídeo abaixo: